Arrumando as malas…

Gente, eu AMO viajar e amo mais ainda não despachar malas! Eu sei que parece meio loucura, mas gosto da praticidade e agilidade.

Agora em maio/junho fiz um mochilão com uma mochilinha escolar com roupas para passar um mês! Hehe. Detalhe que tive que levar roupas para primavera/verão mas como visitei lugares com neve tive que levar roupas de frio tbm! E como eu e o Salmoni (meu namorado) viajamos pela Europa com uma companhia aérea Low Cost, a EasyJet, optamos por não despachar mala at all (pq vc até pode despachar mala, mas tem que pagar por ela).

Minhas amigas ficam impressionadas pq eu arrumo a mala super rápido e super compacta. Mas quanto mais vc viaja, mais prática vc adquire e pára de levar tralha que nem usa.

Enrolei horrores para fazer esse post e finalmente tou colocando no ar pq antes tarde do que nunca e pode ajudar mta gente! hehe. Vale lembrar que esse post é para viajantes independentes, que vão mochilar, pq se vc vai fazer a ryca e ficar em hotel 5 estrelas, nem precisa levar mala (compra tudo lá fora e arrasa no Mastercard) ou então pode levar várias malas-baú… hehe

Minhas dicas principais são:

1) Pense nos compromissos que vc terá, locais que visitará, etc para poder planejar o que levar e não esquecer de nada e, muito menos, levar coisas que vc não vai usar! Eu sou meio nóia, então eu REALMENTE visto todos os looks que vou levar p/ ver se as peças combinam entre si e me olho no espelho. Assim eu acabo descartando algumas peças e também não perco tempo durante a viagem p/ combinar looks pq eles já estão prontinhos na minha mente.

2) Coloque TUDO em saquinhos herméticos zip-loc, desses de cozinha mesmo. É uma maravilha pq não fica ar, então fica tudo muito mais compacto.

3) Faça uma listinha com os itens que vc vai levar e pense em peças/acessórios versáteis e fáceis de combinar. Acho que um lenço e um casaco podem mudar o look.

4) Para quem vai para lugar que faz calor e frio, como eu fui, vale usar e abusar da combinação de vestidinho + meia de lã + Casacão pesado! Pq daí dá para usar o mesmo vestidinho num look verão.

MINHA LISTINHA :

(para passar um mês mochilando)

  • GADGETS/ COISA ÚTEIS

– Máquina fotográfica + recarregador + tripé.

– Celular + recarregador (não esqueça de ligar para sua operadora para habilitar o uso do celular no exterior).

– iPod + recarregador + fones

Adaptador universal de tomadas.

– Moleskine + caneta.

Míni-tesourinha (das dobráveis para passar no raio-x pq é proibido viajar com alicates ou tesouras na bagagem de mão) + 1 tubinho de cola pritt.

– Pastinha com: passaporte ,visto (se necessário), seguro de saúde internacional impresso, tickets de voos impressos, reservas de albergues/hotéis impressos, cópia do passaporte, dinheiro, traveler-cheques e cartões de crédito. Dica 1: envie para seu e-mail uma cópia de tudo isso. Dica 2: Eu costumo comprar um guia de viagem desses guias-bíblia-5kg e xerocar e/ou imprimir guias de sites, pq assim eu vou jogando no lixo as folhas ao longo da viagem, me livrando do peso e surgindo mais espaço na mala!

– 1 necessaire transparente tam. 20cm x 20cm com frascos de no máx. 100 ml (pq afinal a idéia aqui é não despachar mala e é proibido levar frascos com mais de 100ml na bagagem de mão). Em breve farei um post sobre o que levar.

– 1 toalha ultra compacta, aminha é essa da Decathlon (cabe num ziploc tamanho míni), em alguns albergues, as toalhas não estão inclusas.

– 2 ventosas com ganchinhos para pendurar toalhas, caso não tenha no albergue (ocupam pouquíssimo espaço na mala e super pode quebrar o galho).

– 1 guarda-chuva bem pequeno.

– 1 head-lamp (para ler no albergue ou pegar algo, sem incomodar quem estiver dormindo).

– Protetor auricular (nunca se sabe se vc vai dividir quarto com alguém que ronca, né? hehe) + tapa-olhos.

– 1 par de baralhos!

  • ACESSÓRIOS

– 1 bolsinha a tiracolo pequena. A minha é da Calvin Klein Jeans.

– 1 bolsa de couro mais arrumadinha. A minha dá para usar de 4 jeitos, é dupla-face, de um lado couro e do outro tecido japonês, da minha marca “Fé By Fê Matsumoto“.

– 1 ecobag p/ compras que seja grande, resistente e bonita p/ usar como bolsa também, a minha é Marc By Marc Jacobs (mas eu também tenho essa aqui que é da minha marca). Para arrasar nas compras já que comprar em viagem é sempre uma delícia!

– 1 lenço, o meu é da H&M. Muda o look, esquenta no frio, amarra os cabelos, etc.

– 1 pashimina, a minha era da mammys (no avião é tão cozy…)

-1 cinto, o meu é da Daslu.

– Muitos colares e brincos, que transformam o look e ocupam pouquíssimo espaço. Guardo-os em caixinhas transparentes dessas de remédio.

– 1 par de óculos escuro, o meu é da Solaris (e o de grau, caso vc use, ou lentes de contato).

– 1 par de Havaianas (para andar muuito, para tomar banho no banheiro do albergue, etc)

– 1 par de tênis esportivo para andar muuuito, o meu é da Adidas.

– 1 par de sapato de couro confortável, chique e que dê para usar com meia (pode ser sapatilha). O meu caso é um boneca de saltinho da CAS.

  • ROUPAS/ UNDERWEAR

– 10 Calcinhas (vc lava na viagem, ué…).

– 2 Soutiens (gosto desses que dá para mudar a alça e usar com decote nadador, frente única, etc).

– 1 top (para esportes).

– 1 biquíni (se vc precisar, leve 1 sem bojo para não ocupar espaço).

– 3 pares de meia branca e 3 pretas.

– 4 meias-calças de texturas, materiais e fios diversos. A de fio 80 de lã é impressindível p/ quem vai enfrentar frio.

– 2 pijamas de tecido de malha fina (tecido bem compacto, assim os 2 pijamas cabem num ziploc míni).

– 1 ou 2 calças jeans.

– 1 legging.

– 1 shorts.

– 1 saia.

– 10 vestidinhos (não ocupam espaço na mala, podem ser usados com meia-calça e casacão, ou seja, mega versátil) de materiais, cores e estampas diferentes.

– 1 regata branca e 1 preta.

– 1 t-shirt branca e 1 preta.

– 4 camisetinhas.

– 1 camisa de manga comprida ou blusinha leve de frio (a camisa é uma boa opção p/ improvisar uma saída de praia, caso precise).

– 1 casacão (esse vai fora da mala p/ não ocupar espaço).

Pronto! É só colocar tudo em sacor grandes de zip-loc, separando por categorias (calças, vestidos, etc). Esse método é ótimo pq fica fácil de tirar ou colocar alguma coisa, ainda mais se tratando de mochila, que é de difícil acesso ao fundo. E faz com que não ocupe espaço por retirar o ar!

Leia mais:

Para montar a mala perfeita” – By Fê e Cris do blog Oficina de Estilo.

Passo a passo de fazer malas“, “Fazendo as malas“, “Bagagem de mão” e “Salvação na mala de mão” – By Dri Miller do blog Dri Everyehere.

Como fazer mala para grandes viagens” e “Como se virar em micro viagens” – By Lu Ferreira do blog Chata de Galocha.

Arrumando a mala” – By Mariah do Blog da Mariah.

Mala de frio – By Joana do blog F-utilidades

Como arrumar a mochila para um acampamento” – Veja Jovens

O que levar na mochila: MOCHILEIRAS” – fórum do Portal Mochileiros

Anúncios

Sobre fematsu

24 anos Designer de Acessórios
Esse post foi publicado em @ streets, Fica a dica!, Momento "meu diário"... e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Arrumando as malas…

  1. Mayra disse:

    Fê!
    Adorei as dicas!
    Minha mãe viaja pra caramba e acho que a dica dos saquinhos ela vai curtir mto!

    Beijo,
    Má!

  2. Fabio disse:

    Acho que eu sou muito moça na hora de fazer mala. É sempre gigantesca. E o pior é que eu normalmente uso tudo mesmo. hahaha!
    Aliás, espero chegar rapidamente no nível “arrasa no mastercard”. Como diria meu pai, a melhor dica para viajantes é, depois que a mala estiver toda feita, tirar metade das roupas e dobrar o dinheiro!

    beijos fe!

  3. ninacosta disse:

    Fe,
    Juro que não acreditei ser possível quando você contou que viria de mochila pra cá! Mas como eu vi com os meus próprios olhos, tenho que confessar, você é incrível!!!
    O mais maluco era a variedade de roupas e sapatos, muito bom mesmo, preciso aprender a ser assim econômica na minha mala!
    Saudades..
    Beijinhos

  4. Pingback: Oi Girl: a solução dos nossos problemas! | • • • Blog da Fê Matsu • • •

  5. Ligia Barboza disse:

    Fê, boa tarde!!!

    Adorei suas dicas, seu blog…muito legal!
    Parabéns!

    Bjs

    Ligia Barboza

  6. Gita disse:

    great issues altogether, you simply won a emblem new reader.

    What would you recommend about your publish that
    you made some days in the past? Any certain?

  7. cooooooooomo coube tudo isso na sua mochila? eu to aqui surtando achando q os 2 vestidinhos q eu pensei em levar iam caber.. rs… sera q eu consigo a sua façanha??? qual o tamanho da mochila? e nao teve problemas mesmo com a easyjet? pois eu pesquisei e falava q tinha q ter as seguintes dimensoes maximas: As dimensões máximas são 56 x 45 x 25 cm. E só 5kilos. 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s